sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sistema de Controle Interno

     O controle interno é formado por um conjunto de normas, procedimentos, técnicas e juntando-se a isso, tem os profissionais envolvidos, tendo como finalidade oferecer para o ente público maior segurança em todos os atos praticados. Essa relação tem o nome de sistema de controle interno. 
     O sistema de controle interno deve abranger todas as áreas da administração municipal. Cada pessoa que ocupa um cargo de chefia é o responsável pelo controle da área de sua responsabilidade, que juntamente com a unidade central do controle interno, zelarão pelos ativos públicos, formando assim o sistema de controle interno. (CRUZ; GLOCK, 2008). 
     Os mesmos autores relatam que o controle interno não deve limitar-se apenas às funções da contabilidade e finanças e que cada componente da administração publica deve ser analisada isoladamente, como por exemplo, o plano de organização do ente público, onde deve constar a estrutura organizacional que tem a finalidade de estabelecer as relações entre as autoridades e demais servidores, no intuito de estabelecer as responsabilidades de cada um. Nesse mesmo plano de organização devem constar as metas e objetivos a serem alcançados. 
     No sistema de controle interno devem constar, também, os métodos e medidas que visam mostrar o caminho para que esses objetivos sejam alcançados, além de mecanismos que visem proteger o patrimônio público.
     Ainda sobre o sistema de controle interno, Cruz e Glock (2008) afirmam que a exatidão e fidedignidade dos dados contábeis estão relacionados a um plano de contas que facilite o registro e a um material descritivo do uso das contas, que deve estar correlacionado com a definição de procedimentos possibilitadores da análise e da classificação adequada dos dados contábeis. Dessa forma, a unidade de contabilidade faz parte do sistema de controle interno.
     Para finalizar, os referidos autores citam que o sistema de controle interno tem condições plenas para avaliar a eficiência operacional da administração pública, pois utilizando métodos e procedimentos eficientes, observando as normas e a legislação exigida, aliados a uma equipe de pessoas competentes, o gestor público cumprirá com suas obrigações de maneira que a zelar pelo recurso público.

Autor: Camilo Simões A. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário