sábado, 24 de julho de 2010

As micro empresas e Contabilidade

A Contabilidade presta uma colaboração imprescindível para a administração e para a própria existência das entidades, pois sem o controle e as informações fornecidas por ela não seria possível tais entidades alcançar seus objetivos econômico-sociais (Franco, 1996, p. 36).
No que tange as micro empresas, que são muito importantes no contexto nacional, como já explicitado anteriormente, contribuindo efusivamente para a economia, representando aproximadamente, segundo dados do IBGE (2006), 85,5% do total das empresas existentes no país, empregando em torno de 60% da população economicamente ativa, seus administradores ainda não contam com a Contabilidade para o auxílio na gestão de suas empresas, sendo esta vista apenas como fundamental para atender as exigências do fisco, conforme afirma Marion (2007, p. 24):
Observamos com certa freqüência que várias empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Ouvimos empresários que criticam a carga tributária, os encargos sociais, a falta de recursos, os altos juros etc, fatores esses que sem dúvida, contribuem para debilitar a empresa. Entretanto, descendo fundo em nossas investigações, constatamos que, muitas vezes, a ‘célula cancerosa’ não repousa nessas críticas, mas na má gerência, nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim observamos, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em conseqüência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.
Diante dos fatores apresentados, concernentes às micro empresas, e devido às características das informações contábeis, presumisse que a Contabilidade possa contribuir para uma melhor gestão no ambiente das micro empresas, minimizando assim seus problemas relacionados à falta de informações gerenciais.

Autora: Ana Paula Alves Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário