quarta-feira, 14 de julho de 2010

Carreira Contábil - Uma grande oportunidade!

Ao decidir pela formação contábil, você terá optado por uma carreira devidamente reconhecida  e regulamentada, com exclusividades, mas também com muitas obrigatoriedades. 



Quando falamos em carreira contábil, falamos de uma profissão que tem prerrogativas profissionais asseguradas pela Resolução 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que estabelece em seu Artigo 3º as 48 atividades privativas do Contabilista. 

Mesmo usufruindo desta exclusividade, o Contabilista tem que cumprir plenamente o Código de Ética Profissional (CEPC), que também está regulamentado pelo CFC por meio da Resolução 803/96, e estabelece, além dos deveres, proibições e penalidades, a conduta em relação aos Colegas e à Classe. 

Por isso, bem diferente do que muitos imaginam, o registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) é fundamental para o exercício da profissão. Sem ele não podemos ingressar nesse mercado de trabalho, mesmo que, por exemplo, a responsabilidade de elaboração e assinatura do balanço seja de outro Contador. Nesse sentido, podemos até concluir que esta formação acadêmica se concluirá, não com a colação de grau, mas sim, com a obtenção do efetivo registro e manutenção deste junto ao CRC. 

No ramo contábil são diversas as áreas de atuação (veja quadro abaixo). O profissional tem à disposição um mercado de trabalho, crescente e bastante promissor. Como exemplo, destaco abaixo o estudo realizado pelo ilustríssimo professor Marion. 

Nesse estudo podemos verificar que o desenvolvimento dessa carreira é bastante abrangente, seja em empresas, na carreira independente, na área acadêmica ou até mesmo em órgãos públicos. 

Por exemplo, quem sonha com a carreira nas Forças Armadas, e se formou em Ciências Contábeis, pode chegar a ser um Oficial Contador, que é o Contador do Exército, da Aeronáutica ou da Marinha. Quem se identifica com pesquisas e estudos avançados pode ingressar no ramo de Ensino. 

Segundo Max Gehringer, um dos pecados que pode atrapalhar a carreira é fazer o mínimo e esperar o máximo: parte da imagem positiva que um profissional constrói vem de seu esforço para ir além de suas obrigações de rotina. Pessoas assim identificam problemas antes que eles apareçam e enxergam soluções onde a maioria só vê dificuldades. 

O mais importante na carreira ter objetivos e trabalhar para alcançá-los e nunca esquecer de apreciar e valorizar tudo o que você já conquistou.





Fonte: CRC/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário