terça-feira, 27 de julho de 2010

Controladoria, visão multidisciplinar

     Cada vez mais as organizações vêem adotando o departamento de Controladoria como uma “ferramenta” de gestão. Em muitas empresas ele é considerado um orgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica. Contudo, não é raro, vê-lo atuando também mais efetivamente no cotidiano.
     Controladoria pode ser considerada tanto um segmento contabilidade como um ramo da administração. O que irá se destacar será o enfoque em que a empresa, através de seus gestores, vão querer para o departamento. Planejamento, definições e controles são algumas das premissas que o Controller terá que desenvolver.
     Duas são as vertentes que garantirão o sucesso do controller: um excelente sistema de informação e uma visão multidisciplinar sobre o âmbito organizacional e de mercado. Mercado? Isso mesmo! Hoje, qualquer que seja a área de atuação dentro da empresa, é extremamente necessário observar o que está acontecendo no mercado. E isso não está restrito ao seu market share ou apenas em seu segmento de atuação, claro.
     A Controladoria, enquanto área responsável por suprir as necessidades de informações dos gestores de uma organização, necessita de uma metodologia de trabalho que lhe permita desenvolver esta atividade da forma mais dinâmica e econômica possível. A essa metodologia de trabalho é dado o nome de processo de controle.
     O processo de controle é um modelo de gestão voltado à abordagem sistêmica das organizações e diz respeito às atividades desenvolvidas pela Controladoria, necessárias à geração de informações para o processo de tomada de decisões. Tais informações são decorrentes do monitoramento e controle, prévio ou não, da performance dos diversos setores e sub-sistemas de uma organização.
     Para finalizar, vale destacar:
  • A qualidade do processo de controle será diretamente proporcional à qualidade do processo de planejamento;
  • Apesar da complexidade existente nos procedimentos necessários à realização das atividades da Controladoria, estes procedimentos são aplicáveis em organizações de qualquer porte;
  • A implantação de um processo de controle deve ser realizada de maneira a contemplar o monitoramento das principais variáveis de cada etapa do fluxo operacional da organização.

Autor: Raphael Ap. Guimarães 

Nenhum comentário:

Postar um comentário