domingo, 27 de junho de 2010

Tipos de controles internos


Em sentido amplo, o controle interno inclui os controles que podem ser característico tanto à contabilidade como à administração. Migliavacca (2004) classifica os controles internos em dois tipos: controles contábeis e controles administrativos.
Os controles administrativos: “[...] são os procedimentos e os métodos que dizem respeito às operações de uma empresa e às suas políticas, diretrizes e relatórios; relacionam-se apenas indiretamente com as demonstrações financeiras” (COOK; WINKLE, 2004, p. 132). Exemplo: É a exigência da empresa para que todos os seus funcionários façam treinamentos anuais na área de segurança do trabalho e também façam exames médicos periódicos. Sá (2005, p. 106) define os controles administrativos como sendo os “[...] concernentes basicamente à ‘eficiência operacional’ e à ‘vigilância gerencial’, e que só indiretamente são referidos nos registros contábeis”. Este controle compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados à eficiência operacional da empresa.
Já os controles contábeis: “São procedimentos e plano de organização pertinentes à salvaguarda do ativo da empresa e garantia de que as contas e os relatórios financeiros são merecedores de confiança” (COOK; WINKLE, 2004, p. 132). Exemplo: Identificação formal dos equipamentos da empresa. A definição de controles contábeis, segundo Sá (2005, p. 106): “[...] aqueles que se relacionam diretamente com o patrimônio e com os registros e demonstrações contábeis que eles dizem ser demonstrações financeiras”. O objetivo dos controles contábeis é de que as transações sejam registradas quando necessário, permitindo a preparação periódica de demonstrações financeiras e a manutenção do controle contábil sobre os ativos da empresa.
As delimitações que indicam se certos planos especiais de organização e determinados métodos e procedimentos podem ser rotulados como controles contábeis ou administrativos variam, naturalmente, de acordo com circunstâncias específicas.

Autor: Dailton Rodrigues de Carvalho

Um comentário: