segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fluxo de Caixa

Conceito:

A construção do relatório de fluxo de caixa deverá ser feita através do retrabalho dos dados das três demonstrações contábeis anteriores. Este tópico é de vital importância para o entendimento definitivo do poder integrador da informação contábil.

É importante lembrar que o fluxo de caixa pode ser elaborado por consulta e reacumulação de dados das contas representativas, das disponibilidades, bancos e aplicações financeiras.
Entendemos, porém, que isso é um retrabalho informacional, não condizente com a construção de um sistema de informação contábil gerencial, de infoque integrativo. Notamos que é muito comum pensar que o fluxo de caixa é de competência exclusiva do setor financeiro de uma empresa, e que o contador não tem condições para sua elaboração. Raramente vemos o fluxo sendo elaborado pelo setor de contabilidade. É considerado, inclusive, peça-chave na administração financeira.

FLUXO DE CAIXA DIÁRIO:

Concordamos que a administração diária de fluxo de caixa possa ser elemento vital para o setor financeiro e de sua responsabilidade. A sua necessidade de informação é imediata, e não pode, de forma alguma, esperar tratamento contábil de mais de algumas horas ou de um dia.
Se o sistema de informação contábil não é construído para se terem saldos diários, pela questão da relação custo/benefício, então temos que deixar a administração diária da movimentação dos recursos financeiros para o setor de tesouraria.

Dessa forma os lançamentos das movimentações bancárias, de caixa e aplicações financeiras, pode ser feito diretamente no sistema de informação contábil. Concluindo esse ponto, entendemos que hoje tal demonstrativo diário pode muito bem ser conseguido no sistema de informação contábil.

FLUXO DE CAIXA MENSAL:

Esse fluxo é tão necessário quanto o fluxo de caixa diário. Enquanto a movimentação dos recursos financeiros dia-a-dia é de importância operacional para realizar os pagamentos e recebimentos imediatos, o fluxo de caixa mensal possibilita visão de conjunto e de relevância, que o fluxo de caixa diário dificilmente oferece.

O fluxo de caixa mensal relaciona-se com os movimentos mensais das demais contas da companhia, e dessa forma é elemento fundamental para acompanhamento e controle dos recursos da empresa, junto com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

Fonte: Adriana Caetano Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário