Muito se fala de SPED (Sistema Publico de Escrituração Digital), uma grande vitória para as empresas que se enquadram na obrigatoriedade da implantação do Sped foi sua prorrogação para julho de 2011, para os contribuintes inscritos em SC.
Vale lembrar que o SPED em si depende de uma mudança de comportamento, com processos mais detalhados, cadastros corretos e lançamento de movimentação de inicio (nota fiscal de entrada) ao fim (nota fiscal de saída).
As empresas que se enquadram no SPED tem que analisar alguns detalhes como:
O impacto do SPED sobre o atual modelo de negócios da empresa.
Existe plena segurança e confiança quando à conformidade das transações contábeis e fiscais? Podem existir falhas em nos Sistema de Informações Fiscais?
A arquitetura de dados, as bases de informações e os atuais sistemas são eficientes e suficientes para assegurar a correta migração para o ambiente SPED?
Que novas competências serão necessárias e como assegurar a adequação e capacitação dos profissionais envolvidos nos processos contábeis e fiscais?
O Sped vem para promover um impacto cultural através das transformações promovidas. É tempo de reavaliar estruturas, processos e capacitar pessoas envolvidas.
Comece hoje mesmo a buscar os requisitos (informações) necessários para continuar inserido no mundo empresarial gerando empregos e riquezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário