quarta-feira, 4 de junho de 2014

O tormento para abrir uma empresa e a odisseia para fechá-la


Os obstáculos para abrir uma empresa

Os obstáculos impostos aos brasileiros para montar uma empresa levam 120 dias no Brasil para ser vencidos - vinte vezes o tempo gasto nos Estados Unidos. Para abrir uma nova firma por aqui, são necessários quinze procedimentos que tramitam em quinze órgãos, entre eles Receita Federal, Previdência Social, prefeitura e secretarias de meio ambiente. Em contrate, no Canadá e na Nova Zelândia o Processo requer um único procedimento. O custo médio de abertura de empresas no Brasil é de 2.038 reais, contra 1213 reais na Colômbia e 280 reais na China. O pior inimigo do Brasil não faria maior dano a nossa economia.


Os obstáculos para fechar


No Brasil, gastam-se quatro anos para fechar uma empresa. Na Irlanda, quatro meses. O estado brasileiro exige documentos que comprovem ausência pendências fiscais, trabalhistas, tributárias e legais que devem ser entregues, um a um, nas Rceitas Federal, Estadual e Municipal. Alguns desses documentos podem ser obtidos pela Internet. Antes, porém, era preciso ir pessoalmente às repartições. nos anos em que a empresa permanece aberta, a paplaria cresce. Enquanto espera para fechá-la, o empresário precisa prestar oito declarações, como recolhimento de INSS de funcionários (já desligados), e enviar relatórios aos sindicatos.


Fonte: Revista Veja

Um comentário:

  1. Abrir uma empresa é trabalhoso e demorado, mas é essencial para o sucesso do negócio. Até para participar de licitações (tanto públicas quanto privadas) sua empresa precisa estar formalizada.

    Este artigo tem todo o passo-a-passo, com os documentos necessários e o que fazer de cada vez:

    http://oquefazer.net/o-que-fazer-para-abrir-uma-empresa

    ResponderExcluir